Páginas

sábado, 9 de outubro de 2010

Encontro do SAV da Província Eclesiástica de Mariana

Ponte Nova - O Serviço de Animação Vocacional da Província eclesiástica de Mariana, que envolve além da arquidiocese de Mariana as dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira/ Coronel Fabriciano, promoveu no sábado, 9 de outubro, o encontro das equipes de SAV na cidade de Ponte Nova, que pertence à arquidiocese.
Um dos objetivos do encontro foi que os animadores vocacionais que participaram do 3º Congresso Vocacional do Brasil, ocorrido em Itaíci de 3 a 7 de setembro último, partilhassem a experiência com aqueles que não puderam ir. Além disso, as dioceses partilharam das atividades que realizaram em vista da promoção vocacional neste ano.
Padre Eliseu Donizete, da arquidiocese de Mariana, expôs de maneira sintética as principais ideias tratadas e refletidas no 3º Congresso Vocacional. Enfatizou o fato de o documento ter sido elaborado pelos próprios agentes vocacionais. Sua apresentação seguiu o esquema do congresso, trazendo à luz a conferência dos teólogos Agenor Brighenti, sobre “As Vocações no Atual Contexto Sociocultural”, e João Batista Libâneo, sobre “A Teologia do Discipulado e da Missão”, além da conferência do Padre Gilson Maia que tratou das questões práticas do SAV.
Uma semana de formação para agentes vocacionais foi proposta pela arquidiocese de Mariana, com o objetivo de formar, através do estudo, da reflexão e da partilha de experiências, animadores vocacionais, em vista do serviço às vocações e ministérios da Igreja para uma ação mais eficaz, de modo que a dimensão vocacional se torne cada vez mais conatural e essencial à missão evangelizadora das comunidades cristãs. Para a organização da Semana, se montou uma equipe composta pelo padre Elizeu Donizete, de Mariana, irmã Clarice, de Governador Valadares, padre Miguel, de Itabira, e Willis Gama, de Caratinga. Previu-se a terceira semana de julho de 2011 como data da realização do evento, para o qual cada diocese poderá enviar 10 agentes vocacionais.
A coordenadora do SAV na província, irmã Eva Bannwart avaliou o encontro como muito rico, pelas decisões concretas que foram tomadas e pelas partilhas feitas. Paulinho, de Ipatinga, lembrou seu empenho em colaborar com o SAV. “Trouxe minha filha para este trabalho, e fiquei feliz de ver aqui novas pessoas. Tem sido assim sempre. A cada encontro, novas caras vão aparecendo para se doarem neste trabalho”, afirmou.
A partir da partilha que cada diocese fez das principais experiências realizadas pelo SAV neste ano, como encontro com jovens, elaboração de subsídios, encontros vocacionais, trabalho junto a outras pastorais e missões entre outros, Willis Gama conclui: “Está sendo um ano rico, é preciso continuar desempenhando essas atividades”.
Ao todo, foram 23 os animadores vocacionais presentes. Nove de Itabira-Fabriciano, três de Governador Valadares, sete de Mariana e quatro de Caratinga, que esteve representada pelos seminaristas Elias Gonçalves, Juliano Carvalho, Lucas Rodrigues e Willis Gama. Ficaram marcadas as datas e locais dos próximos encontros, sendo 12 de Março em João Monlevade e 15 de outubro em Governador Valadares.


Foto: Lucas Batista
Texto: Willis e Elias Gonçalves, em colaboração.

0 comentários:

Postar um comentário