Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mensagem para o tempo quaresmal


Caríssimos,
 “o dom é muito mais eficaz do que o pecado”!
Esta carta leva a alegria que cada um de nós, membros do SAV, temos em conhecê-lo e poder dialogar com você. Temos certeza de que Deus está no meio de nós quando nos encontramos, ainda que seja através de uma carta. Que bom que podemos nos encontrar assim.
Estamos vivendo um tempo muito importante na vida da Igreja. É a Quaresma. Muitos dizem que este é um tempo de tristeza, de solidão, de medo. Não se canta o glória, tem as vias sacras, lembra-se os sofrimentos de Jesus. Isso parece criar esse clima de tristeza. São interpretações que passam longe do verdadeiro sentido deste tempo.
Na verdade, a Quaresma é um tempo de silencio. De maior reflexão. Isto requer um pouco mais de calma. Não basta fazer um silêncio qualquer. Deve ser um silencio fértil. O silencio que permite ouvir a voz de Deus. Que permite ouvir as vozes que clamam em nós. A voz de Deus é de esperança, de misericórdia, de acolhimento. É uma voz que chama para voltar ao convívio de Deus, se por algum motivo nos afastamos Dele.
Todas as ações deste tempo devem contribuir para este processo de escuta, nossa e de Deus. O jejum, a oração e a esmola são impulsionadores deste silencio, pois exigem esforço, concentração, disponibilidade e fé.
As tentações são reais. Provocam e questionam nossas escolhas. Aparecem em qualquer momento e lugar, no jardim e no deserto. Quando estamos intimamente ligados à Palavra de Deus, como Jesus estava, podemos reafirmar nossas escolhas e não abandoná-las. A grande escolha é sempre a vida nos lembra a Campanha da fraternidade deste ano. No jardim bem cuidado, neste planeta, podemos ouvir Deus e nos aproximarmos dele. Cuidar da natureza é cuidar do espaço de encontro com Deus.
Desejamos que esta Quaresma impulsionasse o seu coração para cada vez mais perto de Deus.
O SAV está se organizando para ficarmos cada vez mais ligados. Teremos em breve, além do nosso blog, um Orkut. Acompanhe-nos. Vamos fazer juntos uma caminhada frutífera. E que nessa caminhada possamos discernir melhor o chamado de Deus.
 Grande Abraço de toda a equipe.

0 comentários:

Postar um comentário